sábado, 29 de outubro de 2011

Passando o Tempo... Coca-Cola


A marca Coca-cola foi criada por Frank Robinson, que também desenhou à mão o logotipo.
Robinson era contador e amigo de John Pemberton, que inventou o refrigerante em 1886, nos Estados Unidos.
Pemberton era farmacêutico e sua intenção não era exatamente criar um refrigerante, mas sim uma espécie de tônico para combater a dor de cabeça.
Cinco anos depois Pemberton vendeu os direitos de comercialização da Coca-Cola. Quem comprou foi um empresário chamado Asa Griggs Candler.
Muita gente diz que Pemberton fez besteira ao vender a fórmula. No entanto, quem entende do assunto, sabe que o sucesso não vem do sabor da bebida em si, mas sim do marketing.
Candler é considerado o grande gênio por trás da Coca-Cola. Foram suas táticas agressivas de propaganda popularizaram a marca.
Mesmo assim, ele não era infalível. Até 1894 a Coca-Cola era vendida somente em copos abertos de 237 mililitros, diretamente em pontos comerciais.
Foi neste ano que um comerciante chamado Joseph Biedenharn propôs a Candler vender a bebida em garrafas. Candler achou que não faria sucesso e, cinco anos depois, vendeu os direitos de engarrafamento por apenas um dólar.
Após a morte de Candler, seus filhos venderam as fábricas para um grupo de empresários liderados por Ernest Woodruff.
Cinco anos mais tarde o filho de Woodruff, Robert, assume a presidência da empresa. Também um gênio do marketing, assim como Candler, ele foi o responsável por popularizar a Coca-Cola no mundo todo.

Marketing incisivo

Uma das táticas usadas por Woodruff era espalhar o logo da Coca-Cola por todos os eventos possíveis. Ele era adepto de um marketing incisivo. Em uma de suas campanhas, por exemplo, enviou representantes da empresa de porta em porta para instalar um abridor de garrafas de parede, tudo grátis.
Aliás, a chegada da Coca-Cola no Brasil tem a ver com essa ousadia de Robert Woodruff. Durante a Segunda Guerra Mundial ele prometeu que todo soldado americano poderia comprar uma Coca-Cola pelo mesmo preço pago nos EUA (cinco centavos), independentemente de onde ele estivesse.
Por isso, com a instalação da base americana em Recife, na mesma época, a bebida chegou ao Brasil para fazer valer a palavra de Woodruff.
O primeiro slogan da marca no Brasil foi ?Coca-Cola borbulhante, refrescante, 10 tostões?.

Tinha coca?

É provável, mas não confirmado, que a primeira fórmula da bebida levasse folhas de coca em sua composição, além de noz de cola e caramelo. Por isso Robinson teria escolhido o nome Coca-Cola, composto pelas duas principais matérias-primas do refrigerante.
Mas por que incluir folha de coca na receita da bebida? Simplesmente porque a folha de coca tem grande eficácia no tratamento de enjôo e dor de cabeça. Basta lembrar que muitos dos habitantes dos Andes mascam a folha para evitar o soroche, mal-estar causado pela altitude.
Na época do surgimento da bebida (1886) era comum o uso dos princípios ativos da folha de coca em remédios.
Esses são dois dos argumentos que sustentam a possível inclusão dessa planta na fórmula original da Coca-Cola.
Cabe lembrar, mais uma vez, que essa possível inclusão existiria apenas nas primeiras versões da bebida, quando ela ainda tinha fins medicinais.
Atualmente não há no refrigerante nenhum ingrediente relacionado à folha de coca. Na verdade, até mesmo essa informação de que algum dia a fórmula da bebida levou folha de coca é questionável. A própria Coca-Cola não assume.
Existem os que dizem que só a noz de cola fazia parte da fórmula. O termo ?coca? teria sido inserido por Robinson simplesmente por ser sonoro e combinar com ?cola?.

Curiosidades

1. O termo Coke é um apelido, uma abreviatura da pronúncia em inglês da marca Coca-Cola.
2. A cada dez segundos, 126 mil pessoas consomem um produto da The Coca-Cola Company.
3. Coca-Cola faz mal? Desentope pia? Derrete um prego? Nada disso jamais foi provado.
4. A Sprite foi o segundo refrigerante lançado pela marca, 75 anos depois de sua fundação. 



domingo, 23 de outubro de 2011

Pão de Queijo de Liquidificador

No liquidificador você vai misturar:
(coloque os ingredientes exatamente nessa ordem) .


  • 1 xícara e meia de leite
  • 1/2 xícara de óleo
  • 3 xícaras de polvilho azedo
  •  2 ovos,
  •  200g de queijo mussarela ou branco
  • 2 colheres de requeijão
  • 1 colher de café de sal 
  • 150g de queijo ralado    
Misture bem até que forme um creme espesso. Distribua em forminhas (tipo de empada) untadas e leve ao forno médio até que fiquem dourados.






Fonte: http://naminhapanela.com/

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

ÁGUA !

Beber água é a maneira mais eficiente e econômica para garantir o bom funcionamento do organismo. E não estamos falando de líquidos em geral: é água mesmo, insípida, inodora, incolor e importantíssima para a sua saúde! Conheça seus benefícios.

1-    Melhora a digestão
A água ajuda na formação das enzimas, as substâncias que facilitam as reações químicas no organismo. Além disso, ela é necessária para a produção da saliva e do suco gástrico, que atuam na digestão. 
2-    Reduz o inchaço
Quando estamos bem hidratados, o volume de sangue no organismo aumenta. Com isso, as vitaminas e sais minerais chegam rapidamente às células, deixando a pele macia, o cabelo sedoso e as unhas fortes. Com mais água em circulação, o organismo não retém sódio – responsável pelo inchaço.
3-    Regula a temperatura do corpo
Para manter a temperatura do corpo estável, transpiramos, eliminando principalmente água, entre outras substâncias. 
4-    Desintoxica e evita a celulite
A maioria das toxinas do corpo é eliminada através da urina e do suor. Mas se não houver hidratação suficiente, esse processo fica comprometido e as toxinas acumulam-se no organismo. Uma de suas decorrências mais comuns é a formação de celulite.  Para evitar o problema, beba dois litros de água por dia, e promova uma verdadeira faxina no seu organismo. Mas atenção: para prevenir os indesejáveis furinhos, siga também uma dieta balanceada e pratique exercícios.  
5-    Protege de infecções
A água presente no sangue favorece o transporte dos nutrientes, como o ferro, importante para fortalecer as defesas do organismo.  
6-    Diminui a fome
As fibras solúveis presentes, por exemplo, nas frutas e na aveia, incham em contato com a água – como se fossem esponjas – e causam a sensação de saciedade.
7-    Melhora a absorção dos nutrientes
A  hidratação correta garante o volume ideal de sangue, responsável por levar energia para nossas células. Se a ingestão de água é baixa, as células absorvem menos nutrientes e trabalham mal.



Fonte: www.sadia.com.br



quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Pode Entrar na Cozinha??!

Dia de estréia, kkkkkkkk !!!
Sejam Muito Bem Vindos ao Blog "Tô na Cozinha"... Esse nome é bem sugestivo, já que a cozinha é meu local preferido da casa, então achei que ele por sí só, diria tudo.
Muitas de minhas receitas, fotos, estão no desktop que não quer funcionar... Ironia, mas logo logo irei recuperá-las para postar...

Obrigado a todos que de vez em quando, vão passar por aqui!

Receita de Hoje:
Programa Mais Você. Parece muito bom e fácil de fazer. Vou testar e conto aqui como ficou.


Grand Gateau

Uma versão maior do famoso e tradicional Petit Gateau.


ingredientes


  • 300 g de chocolate meio amargo picado
  • 200 g de manteiga
  • 5 ovos
  • 5 gemas
  • 130 g de açúcar
  • 100 g de farinha de trigo peneirada
  • 1 pitada de sal peneirado

modo de preparo


1°- Numa panela coloque 300 g de chocolate meio amargo picado e 200 g de manteiga e leve ao fogo em banho-maria até derreter o chocolate. Reserve.
2°- Coloque numa tigela 5 ovos, 5 gemas e 130 g de açúcar e misture bem. Acrescente 100 g de farinha de trigo e 1 pitada de sal peneirados aos poucos para não empelotar e misture bem com um batedor de arame. Adicione o chocolate derretido (reservado acima) e misture bem. Leve para a geladeira por +/- 2 h.
3°- Numa frigideira (ou omeleteira) untada com manteiga coloque uma porção de massa de chocolate (reservada acima) e leve ao fogo alto por +/- 3 minutos. Vire a massa na frigideira e deixe por mais 2 minutos. Retire do fogo e sirva em seguida.

OBS: esse tempo é para usar a boca grande do fogão. Se usar a boca pequena do fogão, o tempo abaixa para 2 minutos de um lado e 2 minutos do outro lado.

Frigideira com fundo de 11 cm e boca com 18 cm (número 18)

Omeleteira com fundo de 11 cm e boca com 18 cm (omeleteira são duas frigideiras que se encaixam perfeitamente parta facilitar na hora de virar a omelete